quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Pão, pão, pão, pãoooooo!!!!!


Já dizia a "malinha" dos baixinhos: "queeeeem queeeeer pão, quem quer pão, quem quer pão, tão gostosinho, gostosinho, gostosinho, e tá quentinho, tá quentinho, tá quentinho, quero mais um. Mais um!!" (a autora pede desculpas pelo momento nostálgico). Eu AMO pão! Quem inventou que pão engorda? Que pessoa mais sem graça, fala sério!

Enfim, depois que casei, a minha paixão aumentou. Explico: quando a gente casa, sempre tem aquele "amigo do primo de terceiro grau da vizinha do prédio que sua avó morou durante anos" (qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência) que te presenteia com aquele maravilhoso presente de casamento que você... tcharam... não pediu!!! Assim, até acho que lista de casamento não é para obrigar a pessoa a comprar o que você pediu, pelo contrário, é para dar uma idéia a pessoas como o amigo do primo de terceiro grau... bom, vc entendeu, enfim, aquela pessoa que não tem o mínimo de contato contigo do que você e seu respectivo gostam.

Falei tudo isso pra dizer que trocamos o determinado presente por uma máquina de pão! Cara, máquina de pão é tudo de bom: vem com receita, faz pão em casa, no tempo escolhido e ainda te ajuda a fazer uma média com o sogro de que você está aprendendo a cozinhar - o meu caso!

O primeiro contato que tivemos com esta máquina foi na casa de uns amigos nossos de SP. Aquele pão quentinho e cheiroso saindo da cozinha num dia frio foi tudo! Foi tudo embora, comemos em minutos, rs!!

Assim, meus queridos leitores, eu sou a rainha do pão! rs... Adoro fazê-los, os meus preferidos são o "Pão Ultra Rápido 600g" (fica pronto em menos de 1h) e o "Pão de Calabresa com Provolone" (este último fazemos em ocasiões especiais).

Daí, num dos meus ataques tediosos, numa tarde muito chuvosa, a poucos dias do final de 2009, comecei a pensar no que fazer. E, sei lá por qual motivo, o pão de batata veio a minha mente. Mas assim, pão de batata normal? Ahhh, e se eu fizesse o pão de batata na máquina de pão? Google nele e... bingo!!!

"Ingredientes para um pão de 600 - Copo de Medida - 240ml

- 1 copo de leite com 1 ovo. Coloque o ovo no copo e complete com o leite
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 1 copo de batata cozida e amassada ( usei batata em flocos da Yoki, coloquei meio copo de batata em flocos + meio copo de água morna). Vira um purê instantâneo, bem sequinho, ótimo para a massa do pão. E mesmo sabor no final.
- 1 1/2 colher (chá) de sal
- 2 colheres (chá) de açúcar
- 3 copos de farinha de trigo especial
- 2 colheres de fermento biológico seco ou 1/2 tablete de fermento fresco esfarelado. (tenho usado esse em meus últimos pães e acho que deixa o pão menos pesado.
Seguir as instruções da sua máquina, que geralmente é quase igual para todas. Colocar os ingredientes na cuba na ordem acima, programar o ciclo Normal ou Sanduíche. Se for ciclo Normal, decida a cor (clara, média ou escura. Não aconselho a escura, pois fico muito escuro dos lados) ou o Ciclo Sanduíche que deixa o pão com a casca mais fina. Neste eu usei a opção Sanduíche. Ligue na hora ou programe para o horário que quiser. E Bom apetite"!

Lá fui eu fazer o bendito pão... gente, lembra que eu disse que tava chovendo horrores? Vocês acham que eu fui na rua comprar a tal batata yoki? Sim, porque eu não tenho cara de dona de casa que tem este tipo de coisa em casa, né? Helloooo... e esta foi a pérola: descasquei as batatas, pus na panela pra cozinhar, falei no telefone com uma de minhas madrinhas de casamento que não falava há tempos, lembrei da panela, tirei do fogão, queimei o fundo da minha panelinha novinha (mas era teflon gente, calma), espremi as batatas e enchi o copo medidor. Pus no ciclo sanduíche, conforme informado (a máquina tem vários ciclos: pães, pães rápidos, bolos, massas, geléias - sim! - e sanduíches) e lá vamos nós.

Quando ficou pronto, continuei achando molenga. Pus um pouco no forno convencional. O treco não ficou ruim, mas ficou longe daquelas delícias que a máquina faz. Assim, na próxima oportunidade, farei com o ciclo pão (pra ficar mais durinho), jogarei no google a pergunta "como substituir a batata yoki" (me re-cu-so a comprá-la) e... passo aqui pra contar!

Beijo-tchau!

---

Obrigada pelas minhas inúmeras três leitoras deste humilde blog! Amo vocês!!

5 comentários:

  1. Vc esqueceu de dizer da vez que colocou todos os ingredientes do pão, mas esqueceu de colocar a pazinha que mexia a massa... hahaha essa foi ótima! Depois de colocar ficou gostoso! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Aaaaah, mas eu vou querer comer pão dessa máquina. Não adianta me convidar pra ir na nova casa sem pão que eu não aceito. rsrsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Afe!!!!!! Pão de calabreza para ocasiões especiais. Sou uma pessoa muito especial e estarei batendo na sua porta em breve. uhahahuahuahuahuahu Amiga, ADORO o jeito que vc escreve, é envolvente, dá vontade de ler mais dps que o post acaba!!!! Estou adorando.. Vc leva jeito pra coisa.. menos pro pão de batata heheheh brincadeirinha.. Beijundas!

    ResponderExcluir
  4. hahahahahahahaha
    aaaameeeei esse BlogSpot.
    to me divertindo horrores hahahahaha

    Prima.. vc e sua máquina de pão =D
    Não sabia que gostava tanto de pão assim..
    E nem que fazia média com o tio Zé..
    não deixa ele entrar na cozinha nao hein hahahaha
    vai descobrir a máquina =D

    ResponderExcluir
  5. Uma dessas empresas que produzem essas máquinas deveriam te contratar para ser a garota propaganda deles. Também quero experimentar!
    Quando você vai levar um deles para nosso lanchinho da tarde do trabalho? rsrs

    ResponderExcluir